A Batalha no Mercado de IA’s

Você que está navegando pela internet há mais tempo vai lembrar do Bing, um buscador nativo da Microsoft que foi se transformando ao longo dos anos, começando inclusive com outro nome muito conhecido na época: MSN. A Com o Google em ascensão, o Bing e os demais buscadores praticamente caíram no esquecimento. Mas a batalha no mercado de IA’s, tem agora um novo capítulo com a chegada do Novo Bing.

Imagem: Microsoft

Novidade no mercado

O Novo Bing chegou se aproveitando das novidades do mercado, entrando de cabeça no boom das Inteligências artificiais, integrando nada mais nada menos que o ChatGPT! E com essa turbinada, a Microsoft vem fortemente preparada para chegar ao topo da preferência pública.

O Edge recebeu uma “super atualização” em 2020, quando passou a usar a mesma base do Chromium, assim como o Google Chrome. Não sabia? O Chromium é um projeto open source, e qualquer um pode utilizá-lo como base para o seu projeto gratuitamente.

A dimensão do verdadeiro potencial do Novo Bing, ainda não foi mensurada, mas o pessoal da Google que se cuide, pois se o ChatGPT já era uma ameaça real, o Bing é muito mais que isso!

Poder ilimitado!

O ChatGPT é uma IA, não um buscador, e sua base de dados é de 2021, mas muitos usuários estão preferindo usá-lo ao invés de pesquisar no Google como de costume. Isso porque o que ele pode fazer, é muito mais amplo e abrangente do que o melhor buscador dos últimos anos.

Nesse cenário, o que aconteceria se houvesse uma “fusão” entre um navegador tão bom quanto o do Google e a poderosa IA? BINGO! Nasce uma ferramenta sem precedentes! Isso fez com que se iniciasse uma verdadeira batalha no mercado de IA’s.

Mas eu já uso o ChatGPT

Talvez você possa estar pensando, eu já uso o ChatGPT, porque eu usaria o Novo Bing? Simples, lembra que o banco de dados dele é 2 anos defasado? As informações que ele possui são só até o ano de 2021!

Mas e o Bing, ele não usa o GPT? É aqui que entra a grande sacada: o Bing faz pesquisa em tempo real para dar as respostas e ainda traz referências! Ele não usa apenas o banco de dados do ChatGPT, mas sim a sua tecnologia.

Você pode pedir para ele criar uma imagem, (recurso esse que só está disponível em inglês e no modo criativo) e ele vai até o DALL.E2, outra ferramenta da OpenIA, e “tenta criar” o que você pediu.

Precisamos dar o braço a torcer que dessa vez, a Microsoft “acertou a mão” nessa parceria com a OpenIA. Por muito tempo vimos a empresa num verdadeiro marasmo, acomodada e fazendo o mínimo para sobreviver, uma vez que não há uma concorrência no seu principal nicho que são sistemas operacionais.

Mas não liderar outros setores rentáveis, com o de buscadores e navegadores, começou a incomodar e novos tempos surgiram na empresa de Bill Gates. o que os impulsionaram a entrar de vez nessa batalha no mercado de IA’s. O novo Windows 11, não emplacou como seu antecessor, entretanto essa virada de mesa pode ajudar inclusive na maior aceitação do SO.

Resposta da Google na batalha das IA’s

Muito se fala da IA Bard, da Google, que viria ser a resposta à altura para o ChatGPT, mas sinceramente, após o escândalo ocorrido em 2021, com a LaMDA, aempresa está mais cautelosa quando o assunto é IA. Entretanto ela já está aberta ao público, mas ainda não na nossa região.

Enquanto isso, o Chrome que sempre foi acusado de ser um “devorador de memória RAM”, e verdadeiramente o é, já soltou atualizações para tratar o problema a fim de evitar a perda de usuários para o EDGE. Um dos benefícios dessa batalha no mercado de IA’s.

Problemas do EDGE

Acostumados ao visual do Chrome, novos usuários quando usam o EDGE pela primeira vez podem achar desanimador, esse é um dos problemas do EDGE. Isso porque aquele layout carregado do modo informativo, entulha a tela com um monte de informações aleatórias e inúmeros “clicks Baits”.

Entretanto a solução é simples: Clique na engrenagem no canto direito superior, depois em Layout e escolher entre “em foco” que é muito semelhante ao Google tradicional, ou o “inspirador” que traz imagens de fundo rotativas e as informações abaixo de jeito que você só clica se quiser. E ainda há o modo “personalizado” onde você pode upar uma imagem do seu gosto.

O melhor dessa Batalha no mercado de IA’s

A batalha é muito boa, porém é uma questão de gosto, desejo de mudança e costume. Não dá para dizer qual exatamente é o melhor. A verdade é que a Microsoft entrou nessa luta para vencer e está mostrando isso ao oferecer o próprio pacote Office365 de forma gratuita aos usuários.

Como a Google oferece um serviço similar e de graça, o Google Doc’s, tinha uma certa vantagem que agora cai por terra, mas acredite, ela não vai entregar a liderança do mercado assim de “mãos beijadas”. E quem ganha com isso somos nós usuários!

À princípio, não necessariamente precisaremos escolher entre um e outro, afinal somos livres para fazermos escolhas que melhor nos atendam. Sendo assim, faça bom uso dessas ferramentas e alavanque o seu desempenho! Quer continuar crescendo? Leia também: Como desenvolver uma mentalidade de aprendizado contínuo!

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.